Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

segunda-feira, 6 de maio de 2013

V Curso de botânica para alergologistas





No passado fim de semana decorreu na localidade espanhola de Castellar de La Frontera (Cádiz) o V Curso de Botánica para Alergólogos, organizado pelo Serviço de Imunoalergologia do Hospital Virgen del Rocío (Sevilha) em parceria com os Laboratórios LETI.

Como palestrante convidado ao Curso, devo ressaltar a originalidade do evento, pois não é raro que os médicos desta especialidade, embora conheçam os nomes e características das plantas que com mais frequência produzem alergia, frequentemente ignoram (ou não conhecem bem) a fisonomia e biologia destes vegetais.

Foi com esse propósito que este curso teve o seu início, há 5 anos, e que se tem situado à cabeça deste tipo de formações específicas e altamente procuradas pelos especialistas andaluzes nesta área médica.

O conhecimento dos complicados e bizarros ciclos da reprodução vegetal foi o tema da palestra do Prof. Abelardo Aparicio (Universidade de Sevilha) quem sabia e pacientemente clarificou os mais importantes aspetos desta curiosa ciência que é a botânica. As alterações da vegetação relacionadas com o câmbio climático e as novas opções na imunoterapia foram os temas brilhantemente apresentados pelo Dr S Cimbollek (H Virgen del Rocío) e a Dra. MJ Gómez (Laboratórios LETI).  A humilde contribuição deste Serviço foi a apresentação do calendário polínico da Cidade de Castelo Branco.




















O curso acabou com uma visita ao campo circundante, com a identificação das principais espécies vegetais causadoras de alergia no nosso meio.


Só resta agradecer à Organização o convite realizado e oferecer a nossa disponibilidade para qualquer tipo de colaboração com este tipo de eventos, inexistentes até a data em Portugal.

Já agora, e com atraso, vai a informação polínica para esta semana.



"Na Beira Interior e região de Castelo Branco, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes de carvalho, oliveira, pinheiro, gramíneas e ervas azeda, tanchagem e parietária, sendo esperadas concentrações muito elevadas para os
pólenes de carvalho, oliveira, gramíneas e azeda, baixas a muito elevadas para os pólenes de pinheiro e tanchagem, e baixas a moderadas concentrações para o pólen de erva parietária."



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário